A Siemens Gamesa anunciou o próximo passo na implementação de seu novo modelo operacional e que faz parte do programa de estratégia chamado de Mistral, cuja promessa é a de liberar todo o potencial da empresa e possibilitar o crescimento lucrativo no longo prazo por meio de uma estrutura simplificada e enxuta. Essa etapa aponta para uma redução de 2.900 vagas de emprego.

Essa redução será aplicada principalmente nas principais empresas europeias da Siemens Gamesa com destaque para Dinamarca com 800 vagas, Alemanha com 300, Espanha com 475 e Reino Unido onde serão 50 empregos. Outras reduções adicionais estão planejadas em outros países em todo o mundo, e detalhes serão definidos em negociações com os sindicatos de trabalhadores.

De acordo com o comunicado, a revisão organizacional foi iniciada para identificar sinergias entre várias funções e para ajustar a pegada de fabricação e a capacidade para atender às demandas do mercado. E ainda, para concretizar as projeções de crescimento da empresa, está trabalhando para fortalecer áreas específicas nos principais mercados líderes para capitalizar sua posição em offshore, além de crescer em toda a cadeia de valor e conduzir um projeto centrado abordagem de negócios.

“Nunca é fácil tomar tal decisão, mas agora é a hora de tomar as ações decisivas e necessárias para transformar a empresa e garantir um futuro sustentável. Precisamos construir uma Siemens Gamesa mais forte e mais competitiva para garantir nossa posição como um ator-chave na transição para a energia verde”, disse em comunicado o CEO Jochen Eickholt.

A empresa afirmou que colaborará com os representantes dos funcionários para minimizar o impacto deste ajuste, priorizando o desgaste natural e as transferências internas. O período de negociação terá início no início de outubro de 2022. O novo modelo operacional e estrutura organizacional entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2023, enquanto o número de funcionários será ajustado de acordo com as negociações.